Como distribuir lucro no Simples Nacional: 2 formas

Você, empreendedor, já deve ter se perguntado: “Como distribuir lucro no Simples Nacional de forma eficiente e dentro da lei?” Se a resposta for sim, você veio ao lugar certo!

O Simples Nacional, como muitos já sabem, é um regime tributário diferenciado, criado para facilitar a vida dos pequenos e médios empresários. Mas, quando o assunto é distribuição de lucros, muitas dúvidas podem surgir.

Todas as empresas enquadradas nessa modalidade precisam manter uma contabilidade regular. Então, se você tem uma empresa em Avaré ou em qualquer outra cidade, precisa ter um contador para cuidar disso. 

Em suma, a distribuição dos lucros para os sócios pode ser feita de duas formas. Vamos explicar com detalhes a seguir. 

Distribuição de lucros para os sócios no Simples Nacional

A legislação brasileira autoriza que uma empresa, enquadrada no Simples Nacional, possa fazer a distribuição dos lucros entre os sócios a partir do livro caixa, desde que respeite os termos da Lei nº 9249.

Imagine uma empresa que faturou 1 milhão de reais no ano, sendo classificada como uma prestadora de serviços. Pela lei nº 9.249, a sua presunção é de 32%. Logo, a sua presunção é de R$320 mil.

Considerando o valor de R$320 mil, deve ser descontada a parte do imposto de renda. Tudo o que sobrar, então, pode ser distribuído entre os donos do negócio. 

Vamos entender melhor as duas formas de como distribuir lucro no Simples Nacional:

Presunção

O cálculo, usado para fins fiscais, envolve multiplicar o percentual de presunção pelo faturamento anual da empresa. Em seguida, é necessário fazer a redução do imposto de pessoa jurídica (IRPJ). Geralmente, esse dado é encontrado no seu DAS.

O resultado dessa conta é o lucro que pode ser distribuído entre os sócios do negócio.

Escrituração contábil

Também tem como distribuir lucro no Simples Nacional através da escrituração contábil, especialmente quando a empresa não tem muitas despesas.

Nesse caso, é necessário fazer o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

Tenha em mente, ainda, que a distribuição de lucros para os sócios não incide INSS e nem imposto de renda. 

Como distribuir lucro no Simples Nacional

Agora, entenda as etapas de como distribuir lucro no Simples Nacional:

Conheça as regras

Antes de mais nada, entender as regras é fundamental. Na legislação do Simples Nacional, a distribuição de lucros é livre de tributação, o que significa mais dinheiro no seu bolso. Porém, existe um limite de isenção que deve ser respeitado.

Calcule o limite de isenção

O limite de isenção é calculado com base na receita bruta da empresa e nas alíquotas fixadas pelo regime. 

Essa etapa requer atenção aos detalhes e uma boa dose de paciência, mas o esforço compensa.

Garantir que os cálculos estão corretos é o primeiro passo para uma distribuição de lucros bem-sucedida.

Documente tudo

A documentação adequada evita futuros problemas com o Fisco. Portanto, mantenha registros detalhados de todas as transações e decisões. A transparência aqui é sua maior aliada.

Dicas práticas para distribuição de lucro no Simples Nacional

Agora, com essas etapas em mente, você deve estar se perguntando como aplicar isso na prática, certo? Considere as dicas:

Consulte um especialista

Não hesite em buscar orientação profissional. Um contador experiente pode ser o seu maior aliado nesse processo, ajudando a evitar erros e otimizar seus ganhos.

Acompanhe a legislação

Provavelmente o seu contador se mantém atualizado sobre as leis tributárias, mas não custa buscar informações a respeito. 

A legislação tributária está sempre em transformação. Fique de olho em possíveis mudanças e ajuste seu planejamento conforme necessário.

Use a tecnologia a seu favor

Existem softwares de gestão financeira que auxiliam na organização, no controle e na tomada de decisões estratégicas.

Planeje-se

Um planejamento bem estruturado é a base para uma distribuição de lucros eficiente. Portanto, defina metas, analise os números e esteja sempre preparado para imprevistos.

Ao seguir essas dicas e se dedicar ao entendimento das regras, você estará no caminho do sucesso. Ao invés de desvendar como distribuir lucro no Simples Nacional, conte com as orientações do seu contador. 

Quer saber mais sobre como gerenciar sua empresa de forma eficiente? Explore nosso blog Servitec Contábil, descubra novas dicas e técnicas, e eleve seu negócio a novos patamares. Você tem o poder de transformar seu futuro financeiro, comece agora!

Escritório Servitec Contábil
Escritório de contabilidade que oferece serviços de departamento pessoal, departamento tributário e fiscal e departamento contábil.
Leia também

Peça um orçamento

Entre em contato e solicite um orçamento.